Escolas de MS podem ter Programa de aprendizagem do Uso Ético da Inteligência Artificial
De autoria do deputado Lucas de Lima (Sem Partido), tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 254/2024, que cria o Programa de Aprendizagem do Uso Ético da Inteligência Artificial na Escolas do Estado do Mato Grosso do Sul. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
O programa abrange as escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio de Mato Grosso do Sul. O objetivo é promover a educação e conscientizar sobre inteligência artificial (IA) entre os estudantes. Entre as diretrizes estão a introdução à Inteligência artificial e suas aplicações, o desenvolvimento de habilidades em programas e algoritmos relacionados à IA e os princípios éticos e responsabilidade no uso e desenvolvimento de IA.
Lucas de Lima explica as razões de sua proposição. “A iniciativa busca promover uma educação abrangente, que vai desde o entendimento básico das funcionalidades da IA até a discussão dos princípios éticos e da responsabilidade no seu uso. A aprovação deste projeto de lei representa um passo significativo para o avanço da educação em Mato Grosso do Sul, promovendo um ambiente de aprendizagem que valoriza princípios como ética, responsabilidade e cidadania digital”, justifica o parlamentar.
COMENTÁRIOS