Seja bem-vindo
Campo Grande,09/01/2025

  • A +
  • A -

Próximo presidente da Câmara terá que definir futuro de projeto sobre número de deputados por estado

g1.globo.com
Próximo presidente da Câmara terá que definir futuro de projeto sobre número de deputados por estado

O novo presidente da Câmara terá que decidir sobre o andamento de um projeto de lei que muda o número de deputados por estados. A alguns parlamentares, Hugo Motta (Republicanos-PB), que é o principal candidato, tem prometido a criação de um grupo de trabalho. Pela proposta, o tamanho das bancadas de 14 dos 26 estados mudaria.

A Constituição prevê que o número de deputados por estado deve ser proporcional ao tamanho da população, com um mínimo de oito parlamentares por bancada. Só que o atual tamanho foi decidido em 1993. E desde então não houve alterações apesar das variações do Censo.

O Estado do Pará acionou o Supremo Tribunal Federal. E em agosto de 2023, a Corte determinou que o Congresso defina o novo tamanho até 30 de junho deste ano.

Pelo Censo, Pará e Santa Catarina ganhariam quatro deputados a mais cada um. O Rio de Janeiro seria o maior perdedor: quatro deputados a menos.

O deputado Pezenti (MDB-SC) apresentou um projeto de lei complementar com a mudança. A proposta chegou a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça, mas não foi à frente depois de uma mobilização de parlamentares dos estados que estão perdendo vagas, como o Rio de Janeiro.

Reservadamente, deputados argumentam que querem ouvir especialistas sobre os números obtidos pelo IBGE. O Rio teve uma redução na população segundo o último Censo. Mas deputados do estado atribuem à dificuldade de acesso dos recenseadores a regiões de violência conflagrada.

Parlamentares fluminenses cogitam até, em último caso, aumentar o número total de deputados federais, atualmente em 513. Alegam que a população brasileira é maior do que quando foi definido. Com o aumento no número de cadeiras, os estados que tiveram redução na população segundo o Censo não perderiam deputados, enquanto os estados que tiveram aumento teriam bancadas ainda maiores.

A realização de uma audiência pública já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça na Câmara. Mas a promessa de um grupo de trabalho acalmou deputados, que avaliam que conseguirão argumentos para impedir a redução das bancadas para as eleições de 2026.

Veja como ficariam as bancadas dos estados que sofreram alterações na população, segundo o Censo:

ALAGOAS
Atualmente: 9
Nova Bancada: 8
Variação: -1

AMAZONAS
Atualmente: 8
Nova Bancada: 10
Variação: +2

BAHIA
Atualmente: 39
Nova Bancada: 37
Variação: -2

CEARÁ
Atualmente: 22
Nova Bancada: 23
Variação: +1

GOIÁS
Atualmente: 17
Nova Bancada: 18
Variação: +1

MATO GROSSO
Atualmente: 8
Nova Bancada: 9
Variação: +1

MINAS GERAIS
Atualmente: 53
Nova Bancada: 54
Variação: +1

PARÁ
Atualmente: 17
Nova Bancada: 21
Variação: +4

PARAÍBA
Atualmente: 12
Nova Bancada: 10
Variação: -2

PERNAMBUCO
Atualmente: 25
Nova Bancada: 24
Variação: -1

PIAUÍ
Atualmente: 10
Nova Bancada: 8
Variação: -2

RIO DE JANEIRO
Atualmente: 46
Nova Bancada: 42
Variação: -4

RIO GRANDE DO SUL
Atualmente: 31
Nova Bancada: 29
Variação: -2

SANTA CATARINA
Atualmente: 16
Nova Bancada: 20
Variação: +4




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.