Campo Grande: ANP interdita postos de combustíveis que enganam clientes na bomba
Fiscalização ocorreu na semana passada; número de interdições pode aumentar caso a agência confirme adulteração da gasolina, diesel ou etanol Leia mais em: https://correiodoestado.com.br/economia/campo-grande-anp-interdita-postos-de-combustiveis-que-en
![Campo Grande: ANP interdita postos de combustíveis que enganam clientes na bomba](https://www.67noticias.com.br/arquivos/noticias/17561/campo-grande-anp-interdita-postos-de-combustiveis-que-enganam-clientes-na-bomba-leia-mais-em-https-correiodoestado-com-br-economia-campo-grande-anp-interdita-postos-de-combustiveis-que-enganam-clientes-443243.jpg)
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizou uma fiscalização rigorosa em postos de combustíveis de 15 estados brasileiros entre os dias 27 e 31 de janeiro.
Não há informações sobre quais tipos de combustíveis foram afetados — gasolina, diesel ou etanol. Além disso, os nomes dos postos interditados não foram divulgados.
Ainda na capital sul-mato-grossense, outros dois postos foram multados, mas não interditados.
As infrações identificadas incluíram a ausência de equipamentos para testes de qualidade dos combustíveis e a falta de realização da drenagem do fundo dos tanques de diesel.
Outros problemas foram constatados nesses estabelecimentos, como defeitos no termodensímetro — equipamento acoplado à bomba de etanol que verifica instantaneamente a qualidade do combustível.
Além disso, os postos foram autuados por comercializar combustíveis em recipientes não certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O número de multas e interdições na capital de Mato Grosso do Sul pode aumentar caso sejam encontradas irregularidades em três amostras de combustíveis enviadas para análise laboratorial.
A ANP não informou os nomes dos postos de combustíveis autuados ou interditados. O Correio do Estado solicitou a identificação das empresas, e aguarda uma resposta.
Além da fiscalização realizada na semana passada, ao longo dos últimos 12 meses, até o dia 25 de janeiro de 2024, a ANP identificou irregularidades em 63 postos de Mato Grosso do Sul. Desse total, 33 foram autuados ou interditados.
Situação dos postos fiscalizados em Mato Grosso do Sul:
30 postos foram autuados
33 postos foram autuados ou interditados
Principais motivos das autuações e interdições:
Comercialização de combustível não conforme
Irregularidade na bomba medidora
Ausência de documentação obrigatória
Falta de informação ao consumidor
COMENTÁRIOS