Seja bem-vindo
Campo Grande,05/02/2025

  • A +
  • A -

Campo Grande: ANP interdita postos de combustíveis que enganam clientes na bomba

Fiscalização ocorreu na semana passada; número de interdições pode aumentar caso a agência confirme adulteração da gasolina, diesel ou etanol Leia mais em: https://correiodoestado.com.br/economia/campo-grande-anp-interdita-postos-de-combustiveis-que-en

Correio do Estado
Campo Grande: ANP interdita postos de combustíveis que enganam clientes na bomba

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizou uma fiscalização rigorosa em postos de combustíveis de 15 estados brasileiros entre os dias 27 e 31 de janeiro.

Publicidade
Em quase todos os Estados, os fiscais da ANP identificaram fraudes. Em Mato Grosso do Sul, dois postos foram interditados por venderem combustíveis em quantidade diferente da informada na bomba. As interdições, motivadas pela tentativa de enganar os clientes, ocorreram em Campo Grande.

Não há informações sobre quais tipos de combustíveis foram afetados — gasolina, diesel ou etanol. Além disso, os nomes dos postos interditados não foram divulgados.

Ainda na capital sul-mato-grossense, outros dois postos foram multados, mas não interditados.

As infrações identificadas incluíram a ausência de equipamentos para testes de qualidade dos combustíveis e a falta de realização da drenagem do fundo dos tanques de diesel.


Outros problemas foram constatados nesses estabelecimentos, como defeitos no termodensímetro — equipamento acoplado à bomba de etanol que verifica instantaneamente a qualidade do combustível.

Além disso, os postos foram autuados por comercializar combustíveis em recipientes não certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O número de multas e interdições na capital de Mato Grosso do Sul pode aumentar caso sejam encontradas irregularidades em três amostras de combustíveis enviadas para análise laboratorial.


A ANP não informou os nomes dos postos de combustíveis autuados ou interditados. O Correio do Estado solicitou a identificação das empresas, e aguarda uma resposta. 

Além da fiscalização realizada na semana passada, ao longo dos últimos 12 meses, até o dia 25 de janeiro de 2024, a ANP identificou irregularidades em 63 postos de Mato Grosso do Sul. Desse total, 33 foram autuados ou interditados.


Situação dos postos fiscalizados em Mato Grosso do Sul:

30 postos foram autuados

33 postos foram autuados ou interditados

Principais motivos das autuações e interdições:

Comercialização de combustível não conforme

Irregularidade na bomba medidora

Ausência de documentação obrigatória

Falta de informação ao consumidor





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.